Lugares para mergulhar no Brasil
Quais são os melhores lugares para mergulhar no Brasil? Esta é uma pergunta que muita gente faz. Com certeza o objetivo é ter a chance de vivenciar o mergulho do modo mais satisfatório possível.
Para quem é mergulhador, seja profissional ou por hobby, conhecer os locais mais adequados é, com certeza, essencial. E o que não falta em nosso país são pontos de mergulho de qualidade.
Contudo, tomar conhecimento de detalhes sobre cada point de mergulho é super importante e pode valer uma vida! Isso é verdadeiro, visto que incidentes e riscos podem ser evitados, quando se conhece o meio no qual se mergulha.
O Brasil conta com um litoral exuberante e bastante extenso. Com mais de 7 mil quilômetros de costa litorânea, nosso país oferece locais realmente fantásticos para a prática do mergulho.
Além disso, nossa natureza aquática é muito rica, causando fascínio aos que a vivenciam. No entanto, não é só dos mares que falamos. A riqueza hidrográfica também nos privilegia. Sendo assim, temos também rios e lagos que também são pontos de mergulho incríveis. Confira:
1. Arraial do Cabo (RJ)
Mergulhar em Arraial do Cabo é realmente um sonho. É uma aventura que encanta até os menos sensíveis, afinal trata-se de um dos destinos mais fascinantes do Brasil.
A cidade localiza-se na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro e é reconhecida como Capital Nacional do Mergulho. Não é por nada que ganhou esta fama. O local conta com natureza riquíssima e fascinante.
No meio subaquático de Arraial do Cabo há grande diversidade de fauna e flora marinhas. Tartarugas, cavalos marinhos, peixes de variadas espécies são comumente avistados nos mergulhos. E em certos períodos do ano, até mesmo golfinhos e baleias podem ser avistados.
A região de Arraial do Cabo é bastante privilegiada, pois há grande riqueza de seres e diversidade de ecossistemas. Isso ocorre devido à ressurgência, fenômeno que se apresenta nestas águas.
Nesse caso, um afloramento traz águas vindas dos pontos mais profundos. Essa corrente carrega consigo águas mais claras e mais frias, promovendo grande visibilidade. Por estar repleta de nutrientes favorece a presença da fauna e flora marinha nas camadas mais superficiais do oceano.
É por isso que em Arraial encontramos a visibilidade ideal. Debaixo d"água essa visibilidade chega a alcançar entre 5 a 12 metros.
São em torno de 20 pontos de mergulho, onde há variação de dificuldade, ou seja, a região pode atender a todos os níveis de mergulhadores.
Os points de mergulho vão desde os mais rasos até os mais profundos e complexos. Desse modo, possibilita, inclusive, o mergulho em grutas e a imersão com o intuito de observar naufrágios.
Pontos de mergulho em Arraial do Cabo:
O trecho de oceano que banha Arraial do Cabo divide-se em Mar de Dentro e Mar de Fora.
Mar de Dentro - Mergulhos mais rasos e mais simples - Profundidade de mergulho entre 10 a 15 metros.
Locais entre terras do continente e Ilha dos Porcos, e Ilha de Cabo Frio. Citamos alguns pontos, só para ilustrar: Abobrinha, Anequim, Enseada do Cordeiro, Ilha de Porcos, Ilha do Farol, Ponta d'Água, Ponta Leste, Praia do Forno, Sacos do Cherne, Gruta Azul.
2. Maragogi (AL)
Maragogi fica no litoral de Alagoas e está entre os melhores lugares para mergulhar no Brasil.
Um aspecto que eleva a qualidade do local é a cristalinidade das águas. Estas são transparentes promovendo alta visibilidade nas inúmeras áreas de mergulho distribuídas por ali. Além disso, suas águas são mornas e serenas.
Em Maragogi alguns tipos de mergulho são mais presentes. Entre estes estão:
É bastante comum em Maragogi, mas não é feito nas Piscinas naturais, e sim na Costa de Corais, a princípio pela grande diversidade de vida marinha existente ali.
A profundidade, nesse caso, gira em torno de 6 a 10 metros e a experiência de imersão tem duração de no máximo 40 minutos.
- Mergulho credenciado
Para este é necessário ter um credenciamento para este tipo de atividade em Maragogi. Não basta apenas ser adepto do mergulho recreativo, mas sim, ter credenciamento, no mínimo o básico, como o PADI Open Water Diver, por exemplo.
Em suma, este cuidado com a capacitação é necessário, visto que são pontos onde a profundidade alcançada pode chegar entre 6 a 32 metros.
Uma informação de interesse é o fato de ser dispensável o uso de roupa de neoprene em Maragogi, já que a temperatura é em média 27 graus.
Em Maragogi são visualizadas barreiras de corais e naufrágios, podendo-se também apreciar uma imensa diversidade de vida marinha.
3. Ilha do Arvoredo (SC)
O mergulho na Ilha do Arvoredo é incrível e aventureiro. Proporciona emoções fascinantes. Não há quem não se curve diante da beleza da flora e fauna subaquáticas presentes no local.
A Ilha do Arvoredo fica no litoral catarinense. Faz parte de uma área protegida, unidade de conservação que abriga imensa diversidade de espécies.
Assim como a ilha Deserta, as Ilhas Galé e o Calhau de São Pedro, participa da Reserva Biológica marinha do Arvoredo. É considerada o melhor local para mergulho do Sul do Brasil.
Na ilha do Arvoredo podem ser realizados tanto o snorkeling quanto o mergulho com cilindro. A visibilidade é de 5m a 10m, mas sua qualidade depende da época do ano.
A boa visibilidade sob a água favorece a observação de várias espécies de peixes, tartarugas marinhas, corais e a flora marinha.
A ilha do Arvoredo não está aberta à visitação turística, estando acessível a qualquer pessoa, desde que seja feita na parte sul. No entanto, não é permitido entrar na ilha. Sendo assim, os mergulhos são feitos no limite da reserva ambiental sem entrar nela. Esse limite se encontra na parte Sul.
Nós, da Escola Água Viva Mergulho, situada em Florianópolis, na Praia de Jurerê, podemos proporcionar a você essa aventura na Ilha do Arvoredo. Trabalhamos com padrões internacionais de regulamentação.
Atuamos com a certificação PADI, reconhecida em diversos lugares do mundo. Além disso, nossa escola possui certificado de excelência do Tripadvisor, conquistado em 2021.
Você vai se encantar com tudo que podemos te oferecer. Além do mergulho de batismo na Ilha do Arvoredo, temos muitos outros cursos, tanto de nível iniciante, quanto avançado e profissional. Venha nos conhecer e comprove.
Mergulho de Batismo na Ilha do Arvoredo
O mergulho de batismo, na Ilha do Arvoredo proporcionado pela Água Viva Mergulho, proporciona experiência segura e de qualidade. Alguns privilégios de estar sob a orientação desta escola é o fato de oferecerem a viagem de barco até a ilha e 1 instrutor para cada pessoa.
Todo o treinamento é feito em solo e não na embarcação. Tem treinamento teórico e prático na piscina antes. O tempo de mergulho na Ilha do Arvoredo é de 50 minutos.
As orientações incluem ensinamentos sobre uso do cilindro de ar comprimido, como tirar água da máscara, sinalização para comunicação enquanto imerso e técnica de equalização para equilíbrio da pressão sobre os ouvidos.
Na Água Viva Mergulho, você recebe a roupa de neoprene, adequada ao mergulho, assim como todo o equipamento para seu mergulho. O serviço de foto subaquática também costuma ser oferecido. E isso faz toda a diferença, visto que é uma oportunidade de registrar os inesquecíveis momentos debaixo d'água.
4. Porto de galinhas (PE)
Porto de Galinhas também é um lugar excepcional para mergulho. Situa-se na cidade de Ipojuca, que se localiza a 70km de Recife, capital do Estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil.
Os mergulhos são feitos em vários locais como:
- Poço da paixão- 12 metros;
- Piscinas naturais que se formam no mar, à frente da Praia de Porto de Galinhas;
- Pedra do Ada- mergulho pode chegar até 28m de profundidade;
- Boca da Barra - 12 metros;
- Bolo - 25 metros;
- Mergulho para observar naufrágios como o navio do gás - a 11 m - navio afundado em 1959; Gonçalo Coelho - Cargueiro militar; Galeão- barco naufragado em 1700 a 35 metros.
As águas em Porto de Galinhas são cristalinas, apresentando excelente visibilidade. Os mergulhos são planejados conforme a Tábua das marés. São realizadas as modalidades snorkeling e mergulho de cilindro.
5. Ilhabela (SP)
Ilha Bela possui vida marinha muito diversa e encantadora. A natureza a privilegiou com beleza magnífica. Muitos mergulhos ali ocorrem com o propósito recreativo, para apreciação da natureza do fundo do mar e observação de naufrágios.
São muitos pontos ideais para mergulho, entre estes está a região dos naufrágios, Ilha das Cabras, Costa Norte e Sul, Praia do Portinho, Búzios, Sumítica, Ilha Vitória, etc.
Um destaque especial para o Refúgio de Alcatrazes. Trata-se de um arquipélago a 45 km de Ilha Bela, onde a vida silvestre e marinha ocorrem em privilegiada diversidade.
O local é área protegida e só foi aberto para mergulho e visitação embarcada em dezembro de 2018. No entanto, somente agências cadastradas pela ICMBio podem levar turistas e mergulhadores. Apesar disso, o desembarque nas terras das ilhas permanece proibido.
A fauna marinha mais comumente avistada em mergulhos em Ilha Bela são os peixes de várias espécies, tartarugas, moreias, polvos, cavalos marinhos, estrelas do mar, lagostas, etc.
6. Abrolhos (BA)
No extremo Sul do litoral do Estado da Bahia está o arquipélago de Abrolhos. Reconhecido como Berço das Baleias Jubarte, exibe soberano, sua beleza natural. É composto por ilhas vulcânicas e recifes de corais.
Suas águas não são apenas translúcidas e límpidas, possuem também uma temperatura amena que faz com que estejam sempre morninhas e convidativas. Um dos motivos da curiosidade sobre Abrolhos são as baleias jubarte, personagens frequentes destas águas. Grande número de pessoas se sentem atraídas por estes mamíferos aquáticos impressionantes.
Elas surgem entre os meses de Junho e Novembro. Sua finalidade é acasalar-se. Chegam, atraídas pelas águas de Abrolhos, quentes, rasas e translúcidas. E neste mar ganham seus filhotes.
Além disso, a região abriga o maior banco de corais do Atlântico Sul. Entre outros motivos para conhecer o local está também o fato de possuir em seu registro milhares de espécies. Entre estas estão uma imensa quantidade de peixes, tartarugas e aves marinhas.
Mas, o que te levará a ficar encantado com a região não é somente isto. Abrolhos foi cenário de pesquisa de um grande cientista. Você, simplesmente estará pisando em terras visitadas pelo famoso naturalista Charles Darwin.
Outros destaques ficam por conta da experiência imperdível que é a observação de naufrágios que podem ser visitados e os chapeirões, populares por sua peculiaridade. Estes chapeirões são incríveis formações de recifes que ganham o aspecto de um grande cogumelo, chegando a 30 metros de formação.
Aqui são realizados tanto o mergulho livre quanto o mergulho autônomo. Vindo conhecer você estará vivenciando um dos mais privilegiados cenários de natureza marinha do Brasil.
Este é um dos locais onde o mergulho é oferecido pela Água Viva Mergulho. Ali você pode experimentar o live aboard. Trata-se de mergulho embarcado, ou seja, são 4 dias e 3 noites a bordo de uma embarcação com diversos mergulhos, desde mergulho noturno e até naufrágios.
O mergulho em Abrolhos deixa na gente uma impressão de beleza, difícil até de explicar.
7. Buzios (RJ)
Viver a aventura do mergulho em Búzios é uma atividade impressionante. Búzios situa-se na região dos Lagos no estado do Rio de Janeiro. Seu litoral comporta mais de 20 praias, cada uma mais bela que a outra, em oito quilômetros de extensão.
Suas águas são bastante claras. A temperatura vai de morna para fria e a natureza que se avista compensa o mergulho. Tipos de atividades muito comuns são o snorkelling e o mergulho com cilindro.
8. Recife (PE)
Com suas belas praias, o litoral do Recife também está entre os melhores lugares para mergulhar no Brasil. O mar é límpido e com temperatura ótima. Frequentemente, as águas atingem até 30 graus.
Além da beleza da vida marinha que se revela para a admiração de todos, há 4 naufrágios para apreciação em profundidades entre 35 e 45 metros.
O mar do litoral do Recife é muito buscado para a prática de mergulho profundo e para atividades de mergulho técnico.
9. Fortaleza (CE)
Os pontos de mergulho na costa de Fortaleza são, em sua maioria, adequados para mergulhadores mais experientes. Isso ocorre devido às correntes marítimas no local e a profundidade média, que atinge 23 metros.
Os pontos mais usados para o mergulho são:
No Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio, onde a profundidade alcança entre 22 a 29 metros. É onde se encontra um grande recife de coral, com 1 quilômetro de extensão.
O cabeço do Balanço e o cabeço do Arrastado, ambos dentro do Parque Estadual Marinho.
O mergulho em Fortaleza exige conhecimento aprofundado e expertise no mergulho, é basicamente explorado por mergulhadores da região.
A fauna avistada no local inclui cardumes diversos, recifes de corais, moreias, tartarugas marinhas, lagostas, arraias e eventualmente tubarões-lixa.
10. Natal (RN)
Natal, capital do Rio Grande do Norte, também tem em sua costa imensa diversidade biológica. Os melhores locais para mergulho são:
Praia de Maracajaú
Esta praia é tão linda e sua beleza natural é tão exuberante que ficou conhecida como "Caribe Brasileiro". Você já deve imaginar o motivo de tal definição. E se pensou em paisagens fascinantes, acertou em cheio.
As águas translúcidas de uma limpidez impressionante, juntamente com as dunas, e lagos, são responsáveis pelo cenário de paraíso deste local. Além do belo que se vê na orla, sob o mar a beleza também encanta. Devido a isso, é uma das melhores opções de mergulho de Natal.
A segunda opção ideal para os mergulhadores é o Parnamirim Pirangi que não fica atrás quando o assunto é beleza natural. Mais uma boa sugestão para mergulho em Natal é a Praia de Perobas. Esta tem uma vantagem adicional, a possibilidade de visitar os parrachos, que são recifes de corais.
Os mergulhos em Natal são facilitados pelas águas transparentes. Também conta com natureza marinha muito bela, que contempla peixes coloridos diversos e outros seres aquáticos que tornam a vivência do mergulho inesquecível.
11. Fernando de Noronha (PE)
A Ilha de Fernando de Noronha é top. Pode ser considerada a Rainha entre os melhores lugares para mergulhar no Brasil.
A beleza dos recifes de corais, os peixes coloridos em sua dança rítmica em cardumes, as elegantes tartarugas marinhas, exuberantes em seu nado, tudo contribui para a excelência dessa ilha.
Isso, sem falar das moreias, arraias, lulas, barracudas, golfinhos rotadores, que surgem eventualmente e a exuberante vegetação aquática da ilha. Tudo encanta. Tudo é lindo no fundo do mar de Noronha.
Enfim, mergulhar em Fernando de Noronha supera todas as expectativas em relação a este lazer. Não faltam motivos para empreender esta aventura. E você nunca se arrependerá.
Algumas dicas para mergulho em Fernando de Noronha, que é um dos melhores lugares para mergulhar no Brasil, incluem a busca pelo melhor trecho; a observação da Tábua de Maré e a parceria com uma boa operadora de mergulho.
Os pontos mais legais para aproveitar o snorkel na superfície são a Baía dos Porcos e arredores da Praia da Conceição.
Mas, se você é tipo "desbravador dos 7 mares" busque um local como:
A Praia da Sueste; Caverna da Sapata; Pontal do Norte; Pedras Secas; Macaxeira; Buraco do Interno; Coverta Ipiranga, entre outros. São os mais incríveis trechos de mergulho de Fernando de Noronha.
Porém, um aspecto importante é ter, em qualquer um destes mergulhos, o acompanhamento de seu Divemaster. Ele pode tornar seu mergulho em Fernando de Noronha um sonho realizado. Sem estresses e sem problemas.
12. Ubatuba (SP)
Ubatuba é uma região do litoral paulista muito aconchegante e linda. Situada entre o Oceano Atlântico e a Serra da Mantiqueira, é um local especial para os mergulhadores e apreciadores da atividade.
É um dos melhores lugares do Brasil para mergulhar. Tanto que em Ubatuba as opções são inúmeras. Existem por ali mais de 50 pontos adequados ao mergulho. Isso sem falar nas ilhas. Todo o trecho desse imenso litoral paulistano em Ubatuba é cativante e muito propício tanto ao mergulho com snorkel, quanto com o cilindro.
No entanto, apesar da quantidade de locais bons para a prática, é preciso atentar para o fato de que o Verão é a melhor época. Neste tempo há maior visibilidade nas águas. E estas permanecem com até 20 metros de visibilidade. Além disso, as águas são mais quentes.
Algumas das melhores praias de Ubatuba para mergulho são as praias do Cedrinho, do Alto, do Félix ou do Português; Das Conchas; Praia do Engenho; Santa Rita; do Flamengo; das 7 Fontes; Praia vermelha do Sul e do Costa, entre outras.
13. Bonito (MS)
Bonito é um Município do Mato Grosso do Sul. Fica na Região da Serra do Bodoquena, encostadinho no Pantanal.
Esta terra revela que a beleza subaquática não se limita ao mundo submerso dos oceanos. O fluvial também tem vez.
A prova disso são os lagos e rios de Bonito. Alguns trechos com águas cristalinas, outros com um imenso e estonteante azul. Um exemplo é a Lagoa Misteriosa, entre Outubro e Abril. Mostra um azul em suas águas de infinita visibilidade.
A impressão que deixa em cada um que mergulha por lá é indizível. São locais muito belos que possuem uma visibilidade incrível.
Em Bonito existem lugares para mergulhadores de todos os níveis, desde o iniciante até os mais avançados, com expertise em mergulho.
Seja de que jeito for, não é permitido mergulhar sem acompanhamento de algum instrutor local. Alguns pontos de mergulho são: Abismo Anhumas; Rio da Prata; Lagoa Misteriosa; Rio Formoso; Lago da Capela.
A beleza dos ecossistemas encontrados no subaquático destes locais impressiona e deixa sensações inesquecíveis.
14. Ilha Grande (RJ)
Ilha Grande em Angra dos Reis - Estado do Rio de Janeiro está entre os melhores lugares para mergulhar no Brasil.
Seu mar conta com águas muito límpidas e de temperatura amena, de modo que favorece o mergulho. Além disso, possui uma diversidade biológica fantástica. E isso também contribui para atrair mergulhadores e apreciadores de mergulho de todo o país.
Alguns trechos são mais buscados por promoverem um mergulho mais atrativo. Sendo assim, em Ilha Grande se destacam os mergulhos:
- Para apreciação do Navio Pinguino, sendo este o local de naufrágio mais visitado do Brasil;
- Ao naufrágio do navio Califórnia na Praia Vermelha;
- Mergulho ao Helicóptero naufragado em 1998- na enseada do Bananal;
- Laje do Guriri; Ilha de Jorge Grego, Naufrágio Aquidabã - afundamento em 1906, entre outros.
15. Laje de Santos (SP)
Laje de Santos fica no litoral paulista. É ponto localizado no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos (PEMLS). O local, que tem o formato de uma imensa baleia, tem servido muito bem aos amantes do mergulho.
Para chegar até ele, 42 quilômetros são percorridos a partir da costa. Saindo de São Vicente, navega-se por aproximadamente 1 hora e meia. É desse modo que alcança-se o mais incrível trecho de mergulho do litoral paulista.
Laje dos Santos possui 550 metros de comprimento por 33 m de altura e 1 m e 98 de largura. É uma grande laje, onde se pode estar lado a lado com uma fantástica diversidade marinha.
Os pontos de mergulho, em torno da grande laje, são muitos. Há trechos de complexidade diferenciada. Estes vão desde o nível básico, para o mergulho iniciante, até o avançado, onde mergulhadores experientes podem avistar grandes peixes.
Existem pontos mais avançados, como por exemplo o Parcel do Bandolim, onde a profundidade pode atingir até 36 metros. É um trecho que exige muita experiência no mergulho, visto que fortes correntezas são comuns no local.
Porém, há muitos outros pontos, como Piscinas, profundidade 19m; Portinho, 22m; Calhaus, com 30m; Parcel do Brilhante, 40m de profundidade, nível avançado que necessita de mergulhador expert neste local. Requer coordenadas precisas e sonda, para ser localizado. Mas, há muitos outros trechos para mergulho.
16. Porto Seguro (BA)
O mergulho em Porto Seguro é realizado no Parque Marinho Recife de Fora. Os trechos escolhidos para mergulhar são de águas claras e tranquilas, com profundidade de até 12 metros.
A fauna presente no local é muito diversa e rica e encanta os olhos. É composta de corais de espécies raras; peixes coloridos; pedras e plantas aquáticas curiosas.
Outro ponto de mergulho em Porto Seguro é o Parque Marinho de Coroa Alta, situado em Santa Cruz da Cabrália, na Costa do Descobrimento.
Nestes pontos de mergulho os mergulhadores podem apreciar recifes de corais e peixes de várias espécies. Tudo isso é possível devido à boa visibilidade, à temperatura morna e à serenidade das águas.
No entanto, um dado importante a ser observado, antes de partir para o mergulho, é a Tábua da Maré. Não se esqueça disso.
17. Angra dos Reis (RJ)
Angra dos Reis é um Município do estado do Rio de Janeiro, que está entre os melhores lugares para mergulhar no Brasil.
Os pontos ideais para a atividade são as ilhas. Existem centenas delas por lá. Mas, existem também outros locais impressionantes. Os mais buscados pelos mergulhadores são:
Ilha Grande, da qual já falamos acima; Ilha de Imboassica; Ilha Botinas; Ilha do Jorge Grego; Laje de Matariz; Vapor Califórnia; Parcel do Coronel; Laje do Pendão, entre outros.
Conclusão
Os melhores lugares para mergulhar no Brasil não são apenas os que estão aqui. Só destacamos alguns que mais se evidenciam.
Todos contam com singularidades que os fazem realmente incríveis. A visibilidade das águas, a transparência e a calmaria que alguns trechos possuem são fatores que os elevam ao patamar de pontos de mergulho de qualidade.
No entanto, perceba que também foi revelada a biodiversidade e as características dos ecossistemas presentes em cada um dos locais. Para isso, foi citada a beleza e a diversidade de seres encontrados no fundo das águas desses lugares.
Fica então, mais fácil escolher, visto que agora você conhece um pouco mais sobre Arraial do Cabo, Fernando de Noronha, Ilha do Arvoredo, Ilha Grande, Maragogi, Bonito e muitos outros.
E resta saber se te restou alguma dúvida. Caso seja assim, deixe a questão nos comentários e teremos prazer em responder. Ah, mas não esqueça de dizer se gostou das informações. E se achou que são úteis, compartilhe.