O que é mergulho autônomo?
Mergulho autônomo é uma prática que tem conquistado cada vez mais adeptos. Não é de admirar que seja assim, já que trata-se de forma de mergulho capaz de proporcionar os mais emocionantes momentos debaixo d'água.
Aqueles que se aventuram no subaquático por meio desta modalidade vivenciam as mais inusitadas experiências junto à natureza marinha. Quem já experimentou sabe o quanto é intenso e o quanto é incrível.
A atividade é conceituada como prática que permite submergir em águas mais profundas, condição possibilitada pelo uso de equipamento de mergulho autônomo que dá autonomia de respirar debaixo da água.
Este equipamento próprio conta com cilindro de ar comprimido que possibilita respirar debaixo da água. O equipamento completo é também chamado SCUBA - "Self Contained Underwater Breathing Apparatus''. Em português significa "Aparelho de respiração subaquático autônomo".
Sendo assim, o mergulho autônomo funciona possibilitando ao mergulhador adentrar maiores profundidades e admitindo maior permanência no fundo. Pode-se alcançar profundezas de até 40 metros no mergulho recreativo. Porém, é preciso formação e muita prática para atingir esta métrica.
Como você pode notar, é uma modalidade diferente do mergulho livre que é atividade que pode ser feita em apneia. Desse modo, não é possível permanecer por muito tempo sob a água.
Você pode conhecer muito mais acessando mergulho com snorkel e O que é mergulho livre.
Para quem é recomendado?
O mergulho autônomo é uma atividade bastante democrática, pode ser realizada por qualquer pessoa, contando com bem poucas exceções.
Além de ser um esporte que por si só, atua para melhor qualidade de vida, tem a seu favor o fato de não apresentar restrições excessivas.
Sendo assim, o mergulho autônomo não é recomendado, apenas para:
- Crianças abaixo de 12 anos - Por ser uma atividade realizada em águas com maiores profundidades e necessitar da manipulação de equipamento mais complexos, não é recomendado a estes pequenos;
- Pessoas com problemas crônicos de saúde, especialmente com enfermidades cardíacas e respiratórias, não devem realizar mergulho autônomo;
- A modalidade também não é recomendada para as grávidas;
- Se você teve Covid-19, só poderá mergulhar depois de ter seus pulmões avaliados por um médico e ser constatado que não há sequelas que impossibilitem mergulhar.
Como você pode constatar, são pouquíssimas as restrições. Trata-se de atividade prazerosa, aventureira e saudável, que está recomendada para:
- Todas as pessoas acima de 10 anos, mesmo os idosos;
- Pessoas deficientes visuais, auditivos e com deficiência física, também podem praticar, pois já existe o mergulho adaptado para suas condições;
- Não há nenhum tipo de restrição para pessoas que não sabem nadar, todos podem praticar mergulho autônomo, pois são submetidos a aulas de orientação antes de cair na água. Além disso, o colete equilibrador que é parte do equipamento de mergulho serve como se fosse uma boia na superfície.
No entanto, vale ressaltar que a maior qualidade e melhor aproveitamento do mergulho autônomo é para os que já possuem a habilidade da natação. Na verdade, faz uma boa diferença.
Quem sabe nadar contará com muito mais segurança, desprendimento e facilidade de movimentos na água.
No entanto, não é preciso ser um exímio nadador, basta se sentir seguro e confortável na água.
Quais são as vantagens e desvantagens
Você deve estar imaginando se existe algum tipo de desvantagem no mergulho autônomo, não é? Pois saiba que não há coisa nessa vida que seja composta só por benefícios.
Em tudo sempre há algum desconforto. Com o mergulho autônomo não é diferente. Ele guarda imensos benefícios, mas tem algumas desvantagens, ainda que poucas. Veja só:
Quais são as vantagens?
A vantagem número 1 é tão importante, que nem cabe em uma lista e merece destaque especial. Estou falando da saúde e qualidade de vida top, que este tipo de mergulho proporciona.
- Podemos dizer que o benefício número 1 é a melhoria da parte cardiovascular; ampliação da mobilidade e flexibilidade; otimização da respiração;
E por consequência, respirando melhor e fazendo seu sangue circular de forma mais eficiente, você ganha mais oxigenação em órgãos e tecidos e o retorno é mais resistência, maior força muscular, saúde e energia para encarar o dia a dia.
- A segunda vantagem, é um benefício que não tem preço. É oportunidade de vivenciar o fundo de rios, nascentes e mar, apreciando a natureza aquática;
Não são raras as vezes que se avistam os seres subaquáticos em seu habitat e a flora, inexplicavelmente bela do substrato aquático.
- O mergulho autônomo permite respirar debaixo da água, aumentando a permanência sob a superfície, coisa que favorece a apreciação e contemplação da natureza;
- Você conhece lugares e seres fantásticos, que poucos têm a chance de ver de perto. Quer exemplos? Pode visitar naufrágios, visualizar recifes de corais, tartarugas marinhas, pequenos tubarões e outros seres marinhos e fluviais;
- Reduz o estresse e aumenta o condicionamento físico geral.
Depois de tudo isso você deve estar pensando que nem existem desvantagens, não é? Só que não!
Quais são as desvantagens?
Existem sim, algumas desvantagens, no entanto é interessante considerar que boa parte delas ocorrem quando não são tomados os devidos cuidados. Para isso, existem os cursos de mergulho que orientam e instruem para que problemas não aconteçam.
Como desvantagens podemos citar:
- O efeito da pressão atmosférica sobre o corpo, que pode causar doença de descompressão. No entanto, esta condição é evitável, visto que só ocorre na ausência de cuidados no decorrer do mergulho;
É consequência, por exemplo, do desrespeito ao tempo de permanência no fundo do mar a uma certa profundidade. Assim como, ignorar as paradas de descompressão e o intervalo entre os mergulhos.
- A desidratação pelo contato constante com a água salgada e o ar seco do cilindro acontecem. No entanto, não se trata de nada que não possa ser resolvido hidratando-se após os mergulhos;
- É mais caro quando comparado ao mergulho livre. Há gastos com formação e com equipamento. Estes últimos só devem ser adquiridos se você for continuar praticando, ou se pretende seguir carreira de mergulhador profissional.
Nesta questão, vale observar que o curso e a aquisição de equipamentos de mergulho devem ser considerados como um investimento. Além disso, os equipamentos de mergulho são feitos para durar por muitos anos.
Vale a pena observar que muitos inconvenientes deixam de ocorrer quando se passa por uma boa preparação. Dessa forma, o ideal é realizar um curso iniciante de mergulho como o PADI Open Water Diver.
Como fazer mergulho autônomo?
Você já entendeu que o mergulho autônomo é bem mais completo e precisa de equipamento SCUBA. Este gera muito mais conforto para o praticante, já que possibilita que se respire debaixo da água. Agora podemos esclarecer como é feito este mergulho com cilindro de ar.
Para fazer o mergulho autônomo veja o que fazer.
Você precisará de uma pequena formação. O mergulho autônomo é atividade que exige aprendizados para manipular o equipamento, respirar através do cilindro, conhecimento de normas para sua segurança e regras éticas para preservação da natureza subaquática.
É de suma importância que você tenha orientação e conheça todas as diretrizes para saber como agir, abaixo da superfície. Uma escola de mergulho como a Água Viva Mergulho pode ser um diferencial.
Equipamentos para mergulho autônomo
É necessário equipamento correto (máscara, snorkel, colete, cilindro de ar, regulador, nadadeiras, vestimenta própria, etc.) E você precisará ter orientação profissional para conhecer a maneira correta de usar estes equipamentos, ficar por dentro das técnicas e entender como funcionam estes materiais.
Onde praticar mergulho autônomo
Nessa hora você precisará de uma operadora de mergulho autorizada, para te encaminhar aos melhores locais para praticar mergulho autônomo.
Com orientação profissional e de posse do equipamento, você já poderá realizar o mergulho autônomo nos pontos mais fantásticos do litoral, como por exemplo na Ilha do Arvoredo, ou outros locais adequados à prática.
E assim, tendo entendido como fazer mergulho com cilindro não perca mais nenhum momento, corra atrás de sua meta. Entre em contato com a Água Viva Mergulho.
Mergulho autônomo: 2 tipos para experimentar
Existem 2 tipos de mergulho autônomo para quem quer experimentar: o mergulho de Batismo e o mergulho PADI Discover Scuba Diving.
Eu sei que você já ouviu falar! E aposto que já sonhou com a possibilidade, depois de ver essa aventura em vídeos ou em filmes. É muito show, não é?
Mas, quem disse que é difícil conseguir realizar este sonho? É completamente possível. O mergulho de batismo pode ser seu primeiro contato com o fundo do mar. Trata-se de experiência que marca o início da vida profissional de muitos mergulhadores.
O mergulho de batismo é uma prática muito popular aqui no Brasil. Ele é feito por 30 minutos. Nesse tempo, o instrutor mergulha junto com o aluno e fica segurando-o durante toda a atividade.
É o instrutor que faz o controle do equipamento. Esse tipo de mergulho não requer treinamento na água antes do mergulho. As instruções são passadas em solo ou no barco. É feito apenas um treinamento com algumas instruções básicas.
Mergulho PADI Discover Scuba Diving
A outra opção é o mergulho PADI Discover Scuba Diving. Essa é uma experiência máxima no 1° mergulho autônomo. Ele é como se fosse um mergulho de batismo só que muito melhor.
Você pode se surpreender com a riqueza de vivências que este aprendizado possibilita.
Nesse mergulho a pessoa vai fazer todo um treinamento prévio. Antes de cair no mar vai treinar na piscina. Neste espaço vai aprender a respirar, a controlar o equipamento e as técnicas básicas do mergulho.
Somente depois fará o mergulho em águas abertas (mar) por 50 minutos com o acompanhamento do instrutor. Este dará mais liberdade para explorar as profundezas, porém sem deixar de prestar todo o auxílio necessário. Somente experimentando o PADI Discover Scuba Diving você poderá saber o que realmente é mergulhar.
Sendo assim, cabe somente a você escolher como será a sua primeira interação com o mar. Pode ser de maneira fácil com o mergulho de batismo, assim como pode ser repleta de emoção e muita beleza no mergulho PADI Discover Scuba Diving.
Cuidados ao praticar mergulho autônomo
Mergulhar com cilindro de ar, ou seja, praticar mergulho autônomo requer certos cuidados. Conhecê-los é importante para sua segurança e para que não haja nenhum problema ao executar a atividade.
Os cuidados mais importantes são também as dúvidas que as pessoas têm em relação à atividade. Esclareça aqui:
- Riscos cardíacos.
Quem é vítima desses problemas deve evitar o mergulho autônomo.
- Estar gripado é um problema? Quem tem asma pode praticar?
Conforme já esclarecido acima, o mergulho autônomo não é recomendado para quem tem problemas respiratórios. Por isso, um dos primeiros cuidados, antes de partir para a prática de mergulho é certificar-se, com seu médico.
Este profissional pode dizer se você tem ou não as condições necessárias para submeter-se ao equipamento de mergulho e permanecer muito tempo debaixo de água.
Conclusão
Mergulho autônomo é realizado com equipamento completo, e este é chamado internacionalmente de SCUBA. Devido a isso é uma atividade que difere do mergulho livre.
O mergulho autônomo é, portanto, uma prática recreativa, com uso de cilindro de ar e outros equipamentos. Deve ser iniciado sob a orientação de escola de mergulho, que oferece, muitas vezes, um início com um mergulho experimental.
Sua maior vantagem é a promoção de saúde e qualidade melhor de vida. E sendo assim, está recomendado para a maioria das pessoas. A exceção fica por conta de menores de 12 anos, grávidas e vítimas de problemas respiratórios e cardíacos.
E então, gostou das informações sobre Mergulho Autônomo? Deixe nos comentários se restou alguma dúvida. E se quer aprofundar seus conhecimentos sob a orientação de profissionais, a Água Viva Mergulho pode te ajudar.
É a operadora e escola de mergulho que oferece curso para mergulhador recreativo e muitos outros neste ramo. Experimente. Entre em contato, vivencie sua primeira experiência de mergulho autônomo e participe do PADI Discover Scuba Diving ou participe de um mergulho de batismo. Desperte o mergulhador que se esconde em você.