O que é mergulho livre
Muito se ouve falar em Mergulho livre. Ele está presente na humanidade desde antes de Cristo, quando era usado para encontrar preciosidades e artefatos perdidos no mar.
Mas, você conhece o conceito que define esta modalidade? Consegue diferenciá-la de outros tipos de mergulho? Se ainda não sanou suas dúvidas e se esta prática te atrai, podemos ajudar.
Saiba que ter dúvidas é bastante comum. Até mesmo alguns praticantes do esporte vacilam quando aprofundamos o assunto. No entanto, o ideal é ter consciência da importância, dos cuidados, benefícios e desvantagens da atividade.
É essencial conhecer as técnicas e ter domínio sobre a modalidade. Sendo assim, um bom entendimento do que é, para que serve, pode ser a diferença entre passar aperto nas águas ou aproveitar ao máximo.
E claro que você quer a segunda opção, não é mesmo? Portanto, antes de cair na água, conheça sobre mergulho livre.
O que é mergulho livre?
Mergulho livre é a modalidade que dispensa o uso de equipamentos mais complexos, como por exemplo, o cilindro de ar comprimido. Esta é a principal diferença entre mergulho livre e autônomo.
No mergulho livre o praticante usa equipamentos mais simples, como por exemplo: máscara de mergulho, nadadeiras e snorkel.
Modalidades de mergulho livre
O mergulho livre se divide em 2 categorias: Mergulho Livre com Snorkel e Mergulho em Apneia.
Mergulho Livre com Snorkel
Mergulho livre com snorkel, também chamado snorkeling é uma forma de mergulho livre. Neste tipo de prática a pessoa utiliza o snorkel, que é o acessório indicado para isto. É por meio do snorkel que o nadador respira.
Trata-se de equipamento composto por um tubo, geralmente com medida entre 30 e 40 centímetros, contendo um bocal. Saiba, porém que existem variados tamanhos, não há uma medida padrão.
O snorkel acoplado à boca, permite que o ar da superfície seja captado, sem que o nadador tenha necessidade de emergir em busca de ar. Existem diversos tipos de snorkel, desde os mais simples até os mais complexos. Existem os que têm válvula de purga e quebra onda.
- Os com válvula de purga e quebra onda
A válvula de purga exige que o praticante utilize menos força para remover a água, que eventualmente pode entrar no equipamento. O dispositivo quebra onda diminui a quantidade de água que pode entrar.
- O snorkel sem válvula de purga e quebra onda
É um tipo respirador mais básico. Pode ser usado tanto no snorkeling como no mergulho autônomo.
O mergulho livre com snorkel exige também o uso de máscaras e nadadeiras. A máscara protege os olhos e o nariz, favorecendo a visibilidade debaixo d'água. As nadadeiras facilitam nadar, possibilitando maior leveza de movimentos. Este é um fator interessante, pois evita espantar a fauna marinha, à sua volta.
O mergulho com snorkel é uma das atividades proporcionadas pela Água Viva Mergulho. É onde você pode ter uma experiência incrível no mergulho com snorkel.
Mergulho em apneia
No mergulho em apneia a pessoa precisa utilizar o ar que consegue manter reservado nos pulmões, sem auxílio de nenhum tipo de apetrecho para respiração. Para sua realização é preciso que a respiração seja voluntariamente contida, pois desse modo, o praticante terá fôlego no decorrer da imersão.
Isso quer dizer que o tempo de imersão depende do volume de ar inspirado e da capacidade de manter a respiração pausada.
O mergulho livre em apneia é uma atividade voltada para o lazer e recreação. No entanto, atualmente constitui também modalidade de esporte competitivo. É, portanto, praticada em torneios e campeonatos.
Como categoria esportiva, tem por meta o desafio de segurar a respiração ao máximo, para alcançar a maior profundidade possível. O Mergulho em apneia, se divide nas diversas categorias, citadas abaixo.
Mergulho em apneia
É um tipo de mergulho livre que se divide nas diversas categorias citadas abaixo:
Apneia estática
Na apneia estática o mergulhador deve permanecer, o máximo de tempo que puder, com as vias respiratórias sob a água. No decorrer do tempo de imersão, qualquer posição pode ser adotada pelo desportista.
Apneia dinâmica
A apneia dinâmica é a prática em que o mergulhador percorre um trajeto horizontal, na maior distância possível. Nesta atividade deve ser mantida uma cota de profundidade constante. As competições nesta categoria não são realizadas em mar aberto, mas sim em ambientes controlados, como por exemplo, as piscinas.
Apneia Sprint 25-50 m
Neste caso, o praticante percorre com o máximo de velocidade possível, a distância entre 25m e 50m.
Lastro Constante
Nesta modalidade de mergulho livre em apneia, o mergulhador atinge o máximo de profundidade. Conta com auxílio das pernas e o uso de nadadeiras. No decorrer da competição o lastro é mantido o mesmo, tanto na subida quanto na descida.
É um tipo de apneia praticada no mar, em lagos ou rios, pois há necessidade de ambiente com grandes profundidades.
Lastro Constante sem Nadadeiras
Neste tipo, o mergulhador também usa um cinto de lastro. E este anula a flutuação, assim como no lastro constante. A diferença é que nesse segundo caso não é permitido o uso de nadadeiras na competição.
Lastro Variável
Tipo de apneia praticada em locais abertos, como lagoa ou mar, já que um ambiente de águas profundas é exigido. Nesta categoria o mergulhador submerge com o cinto de lastro ligado ao cabo. No momento de voltar à tona ele abandona o lastro e sobe até a superfície nadando com auxílio de nadadeiras.
Imersão Livre
Nesta categoria nenhuma espécie de equipamento é usado. Nem mesmo nadadeiras ou lastro são permitidos. É uma submersão inteiramente livre, conforme informa o próprio nome.
No Limits
No limits é um tipo de apneia onde o mergulhador deve alcançar grandes profundidades. Para isto, um colete inflável ou balão é usado para retorno à superfície.
Skandalopetra apneia
A Skandalopetra é executada com dois desportistas. Cada um deles executa a distância vertical, até a profundidade prevista na competição. Eles descem segurando uma skandalopetra, presa a uma corda. Ao voltar à tona, o mergulhador deve estar ainda segurando a corda.
Quais são as vantagens e desvantagens
O mergulho livre é uma atividade notadamente vantajosa para a saúde física. Os próprios movimentos pela água já promovem um ótimo benefício, especialmente para os músculos. Estes ganham força e flexibilidade ao resistirem à correnteza. Porém, há muitos outros benefícios.
Vantagens
Entre as principais vantagens do mergulho livre estão:
- Melhora do condicionamento físico;
- Aumento de força muscular e melhor flexibilidade;
- Otimiza a respiração. O mergulho exige uma respiração mais controlada, mais lenta e mais profunda. Isso faz com que o mergulhador aprenda um controle respiratório muito favorável à saúde;
- Promove mais calma, mais serenidade e menos estresse;
- Estabiliza a frequência cardíaca e auxilia o controle da pressão arterial;
- Auxilia a melhorar problemas respiratórios;
- Possibilita interação com a natureza aquática;
- Promove lazer, relaxamento e momentos de intensa emoção;
- Mergulhar em apneia dispensa o uso de pesados equipamentos. Isso tem seu lado positivo, pois, permite maior liberdade de movimentos e mais leveza.
Quais são as desvantagens?
É até difícil falar das desvantagens do mergulho livre, já que é um esporte que simboliza saúde. Mas, apesar de poucas, existem algumas dificuldades nesta prática. Algumas desvantagens são:
- A interrupção da respiração no caso do mergulho em apneia, que precisa ser aprendida e treinada. Isso exige certo esforço;
- O fato de não usar cilindro de ar comprimido, inviabiliza respirar debaixo d'água. Isso impede a permanência sob a água, por muito tempo.
Como praticar mergulho livre?
Praticar o mergulho livre pode parecer difícil, porém, com treinamento e orientação adequada, toda a complexidade é superada.
Primeiramente é preciso conhecer os pré-requisitos importantes para esta modalidade. Antes de iniciar a prática, importa saber se este esporte está ou não indicado para você.
Além disso, um aspecto relevante é quem pode te ajudar na realização desta atividade. Sabendo disso, disponibilizamos aqui, informações preciosas sobre estas questões. Aproveite as dicas e entenda como praticar mergulho livre.
Os pré-requisitos para essa modalidade de mergulho.
O mergulho livre não envolve grandes dificuldades, no entanto, assim como qualquer outro esporte requer que alguns pré-requisitos sejam atendidos.
Sendo assim entre as condições estão:
- A idade mínima de 12 anos para o mergulho em apneia;
- Estar apto para a atividade de mergulho, ou seja, ter condições físicas para tal;
- Não ser portador de doenças respiratórias ou cardiovasculares crônicas.
- O mergulho livre, assim como qualquer outro tipo de mergulho, não é indicado para grávidas;
- Pessoas com graves problemas cardíacos e pulmonares, mesmo temporários, não devem mergulhar, exceto os que têm recomendação e autorização médica. Sendo assim, estas condições de saúde também constituem pré-requisitos.
- Ter bom condicionamento físico. Este vai sendo otimizado com a prática;
- Ter vontade de explorar a natureza aquática e gostar de estar na água.
Onde praticar
Antes de tudo é bom saber com quem e onde iniciar seu aprendizado de mergulho livre. Talvez você pense que só precisa saber nadar e se atirar na água. Mas, calma aí meu amigo! Não é bem assim.
O mergulho livre, tanto em apneia, quanto com snorkel devem ser bem orientados para que a prática atenda ao esperado.
Quando se trata de mergulho livre com snorkel, bastam algumas orientações bem básicas, para começar a praticar. É bem mais tranquilo do que no mergulho em apneia.
Este, no entanto, é muito diferente. Trata-se de atividade que exige bom conhecimento e muita prática. Por isso é necessário procurar cursos específicos para este tipo de mergulho.
O Mergulho livre em apneia de verdade, não é brincadeira. Requer mergulhar com a interrupção da respiração, sem ter nenhum equipamento de suporte. Poucos conseguem alcançar uma boa profundidade, sem orientação.
Além disso, exige aprendizagem das técnicas corretas, sendo necessário acompanhamento. Uma das condições de segurança é estar em dupla.
Cuidados ao praticar mergulho livre
Alguns cuidados são importantes, principalmente, no mergulho livre em apneia. Entre os aspectos a considerar está o respeito à própria limitação, ou seja, é necessário conhecer os limites de seu corpo.
Sendo o mergulho livre em apneia uma atividade prazerosa, que resulta em excitante emoção, é natural que a pessoa se empolgue e queira ir além do programado. Muitos querem fazer movimentos excessivos e subidas e descidas muito rápidas. Isso não é recomendado.
No mergulho com snorkel, nem sempre isso acontece, pois a atividade é limitada apenas a superfície. Não há imersão.
Outros cuidados envolvem:
- Informações sobre a Tábua de maré e as condições do clima. São dados que interferem na qualidade do mergulho e na segurança que o cerca. Por isso, a presença de orientação profissional faz diferença.
Mergulhar com profissionais experientes é a primeira providência para estar seguro.
- Muitos acidentes acontecem devido a mergulhos mal programados. O ideal é evitar pontos onde há presença de muitas pedras e bancos de areia;
- No caso do mergulho livre em apneia, águas rasas devem ser evitadas, pois não havendo profundidade adequada, o mergulhador pode bater a cabeça. Isso pode causar lesões gravíssimas na coluna vertebral;
- Evite águas desconhecidas. Alguns locais guardam surpresas desagradáveis e perigosas;
- Pouca visibilidade e lugares com fortes correntezas também envolvem situações de risco;
- Nunca vá mergulhar sozinho;
- Não mergulhe imediatamente depois de comer;
- Se for mergulhar, não tome bebida alcoólica;
- Escolha uma boa escola de mergulho para te orientar.
Mergulho Livre versus Mergulho Autônomo: Semelhanças e Diferenças
Você já percebeu que existem semelhanças, assim como há também diferenças entre estas duas modalidades de mergulho, não é? Mas quais são elas?
As semelhanças que existem entre mergulho livre e mergulho autônomo
- Uma das semelhanças são os benefícios que as duas categorias oferecem. Tanto um quanto o outro favorecem a saúde, melhoram o condicionamento físico e otimizam os sistemas respiratório e cardiovascular;
- Mas, não é só. São atividades que possibilitam a apreciação da natureza marinha e exploração do meio aquático, embora isso ocorra em diferentes proporções;
- O ideal é ter conhecimento sobre algumas técnicas de mergulho e possuir alguma afinidade com a água, para desenvolvimento das duas categorias;
- Nos dois casos há o uso de snorkel, nadadeiras e máscara.
Diferenças
As diferenças se referem especialmente ao tipo de equipamento necessário. Para conhecer a natureza subaquática através do snorkeling basta uma máscara, snorkel e nadadeiras.
Porém, o mesmo não se dá com o mergulho autônomo. Este necessita de equipamento scuba, ou seja utiliza cilindro de ar comprimido, colete equilibrador, regulador, medidor de profundidade, etc.
Sendo assim, as principais diferenças entre os dois é que no mergulho autônomo é preciso equipamento SCUBA, que conta com cilindro de ar comprimido.
Além disso, é o mergulho autônomo que admite maior interação com a natureza marinha, visto que possibilita ir muito mais fundo nas águas de mares e rios.
Para saber mais sobre o mergulho autônomo e experimentar esta fascinante aventura, contacte a Água Viva Mergulho. É onde os melhores cursos, treinamentos e orientações sobre mergulho autônomo, acontecem.
Conclusão
O mergulho livre se subdivide em 2 categorias: Mergulho com snorkel e mergulho em apneia. É atividade recreativa muito prazerosa. Porém, precisa de orientação, principalmente para os que nunca mergulharam.
Ao contrário do que muitos pensam, não é a mesma coisa que o mergulho autônomo que usa equipamento SCUBA para respirar. Mas, também é prática bastante compensadora, pois proporciona momentos inesquecíveis no meio aquático.
E então, ainda restam dúvidas sobre mergulho livre? Deixe nos comentários. E se deseja aventurar-se na atividade, procure a Escola Água Viva Mergulho. Tem tudo que você precisa para vivenciar as maiores emoções.