Como é o mergulho na Ilha do Arvoredo
Mergulho na Ilha do Arvoredo é atividade que, com certeza, você já ouviu falar, não é?
A Ilha do Arvoredo incluída na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo é considerada um ótimo lugar da Região Sul do Brasil para mergulhar . Fica situada ao norte da costa de Santa Catarina. Um ponto verde, no mapa, em meio ao azul do Oceano Atlântico.
A Ilha não é aberta somente para pessoas que querem experimentar o mergulho, mas também para qualquer pessoa. Pessoas por exemplo que tem barco podem ir, assim como empresas que promovem passeios para a região.
A parte que é aberta é o litoral Sul da Ilha. Não é permitido descer. Todas as atividades só podem ser realizadas na água.
A Reserva Marinha do Arvoredo é composta não só pela Ilha do Arvoredo. Se associam a ela, a Ilha da Galé, a Ilha Deserta e o Calhau de São Pedro. Juntos compõem esta reserva biológica, com uma extensão de 17,6 mil hectares.
Uma das agências que oferecem o mergulho na Ilha do Arvoredo é a Escola Água Viva Mergulho. Seus profissionais oferecem experiência única e inigualável, a quem deseja aventurar-se pelas profundezas do mar.
Se você é um dos apaixonados pela atividade subaquática e têm interesse neste prazeroso aprendizado, confira todos os detalhes de como é feito o mergulho na Ilha do Arvoredo.
A Ilha do Arvoredo: Paraíso do mergulho no Sul do Brasil
A Ilha do Arvoredo guarda grande diversidade de vida marinha. A biodiversidade é imensa, sendo possível avistar peixes e plantas de diversas espécies. Além disso, o local conserva boa parte da Mata Atlântica.
Conhecê-la vale muito, pelo privilégio de ter a visão panorâmica desta beleza nativa. Outro aspecto peculiar desta ilha são as inscrições rupestres, em costões rochosos, sinais de remotos tempos pré-históricos.
O mergulho é permitido na parte sul da Ilha do Arvoredo. Dessa forma, tanto os mergulhadores iniciantes quanto os veteranos podem ser contemplados com a riqueza subaquática do lugar. São praticados tanto o mergulho livre com snorkel, quanto o mergulho autônomo, ou seja com uso do cilindro de ar comprimido.
Não é necessário credenciamento junto ao IBAMA para mergulhar na porção Sul da Ilha. O órgão responsável por monitorar a região é o ICMBio. As demais regiões só podem ser acessadas se tiverem autorização desse órgão e é exclusivo para atividades científicas.
Nem é preciso dizer o quanto o mergulho autônomo com cilindro supera, em vivência e emoção, o snorkelling. A atividade ganha muito maior relevância, já que com o cilindro de ar que proporciona respirar debaixo da água, o mergulhador permanece no fundo muito mais tempo, observando e apreciando a natureza marinha.
Como e com quem mergulhar na Ilha do Arvoredo
Se seu interesse é mergulhar na Ilha do Arvoredo saiba que a experiência é riquíssima, vai além das expectativas. O local é realmente incrível para realização desta atividade, especialmente ao se tratar do mergulho com cilindro.
No entanto, a ajuda de profissionais te permitirá vivenciar isso muito melhor. A atividade ganha qualidade quando se contrata uma operadora de mergulho.
A Ilha do Arvoredo conta com diversos points ótimos para mergulho. A área sul , onde o mergulho é permitido, conta com zonas de diferentes graus de dificuldade. Estes variam de profundidade, que vai de 8 a 33 metros aproximadamente.
Sendo assim, o ponto exato onde se vai mergulhar é definido pela Operadora de mergulho. Este depende do tipo de mergulho, do nível de experiência do mergulhador, da época do ano e também das condições do clima e situação do mar.
A atividade realizada vai desde o básico, com mergulho de batismo, até níveis mais avançados.
Entre os pontos de mergulho utilizados pelas escolas de mergulho estão:
- Saco do Capim
Esta região denominada Saco do Capim é onde a atividade de mergulho é mais comum. Principalmente os mergulhos de batismo são realizados aqui, devido à profundidade de até 14 metros e boa visibilidade. O nome da região é devido à vegetação rasteira que ali se encontra. É um local onde é possível avistar restos de um naufrágio, onde normalmente habitam cavalos-marinhos.
- Saco do Batismo
Profundidade vai no máximo até 10 metros - Onde também se realizam os mergulhos de batismo. Para os que não têm nenhuma experiência é o ponto mais adequado. No decorrer do mergulho é possível visualizar um substrato rochoso, onde se formam pequenas grutas, onde se escondem peixinhos, que convivem na área e tartarugas que descansam nas grutas.
- Baía das Tartarugas
Este também é um point para mergulhadores de nível básico. Muitas vezes, os mergulhos iniciais de batismo podem ser feitos por aqui, onde a apreciação de tartarugas marinhas é bem provável.
Mas, o mergulho depende das condições do mar e do tempo. A profundidade máxima de mergulho atinge 9 metros.
Existem pontos de maior profundidade para mergulhadores de nível mais avançado e para os que estão em treinamento profissional. Entre estes temos:
- Baía do Farol - até 17m de profundidade;
- Engenho- até 24m de profundidade;
- Ponta Sul - até 30 metros de profundidade máxima.
Há muitos outros pontos de mergulho. No entanto, o local do mergulho é definido pelo mestre do barco que levará em consideração diversos fatores que podem afetar a segurança do mergulho, como por exemplo: direção do vento, correnteza e ondulação.
Com quem mergulhar
Um ponto decisivo para obter bons resultados no mergulho na Ilha do Arvoredo é poder contar com orientação eficiente.
Uma operadora que opera na região é a Água Viva Mergulho. Seus profissionais PADI são qualificados para oferecer desde o mergulho de batismo até os de nível mais avançado, oferecendo inclusive, formação para profissionais. Veja abaixo como mergulhar na Ilha do Arvoredo com a Água Viva Mergulho.
Mergulhando com a Água Viva Mergulho na Ilha do Arvoredo
A Água Viva Mergulho nasceu na cidade de Florianópolis, Santa Catarina. Seu essencial objetivo era de revelar o fascínio do mergulho autônomo, além de sensibilizar e conscientizar sobre a preservação da natureza marinha.
No entanto, a escola foi ganhando força e outras metas se apresentaram. Atualmente é responsável por grande parte dos mergulhos na Ilha do Arvoredo. Oferece desde o mergulho de batismo até cursos ao nível profissional.
Como é mergulhar com a Água Viva Mergulho na Ilha do Arvoredo
Um dos tipos de mergulho, muito procurado por turistas e oferecido pela Água Viva é o Mergulho de Batismo. Veja um exemplo de como acontece:
O mergulho de batismo na Ilha do Arvoredo começa cedinho, por volta de 7h15 hora em que os profissionais da escola aguardam os mergulhadores, em sua sede, na Praia Jurerê, para esta 1° experiência no mergulho autônomo.
Após este contato inicial, os mergulhadores são levados de barco, para a Ilha do Arvoredo. E aí já começa o encanto. A emoção desta aventura tem início desde o caminho percorrido, quando se tem a visão majestosa do litoral de Florianópolis, e ao chegar na Ilha do Arvoredo é a hora de se surpreender com a beleza e diversidade da vida marinha. São 30 minutos de puro fascínio com cilindro e após tem mais 01:30 minutos para ficar mergulhando de snorkel nas águas do Arvoredo.
O local é escolhido por profissionais qualificados, tem uma profundidade entre 2 a 10 metros, não apresentando nenhum perigo.
E se você deseja experimentar o mergulho autônomo com cilindro, saiba que nem precisará preocupar-se com o equipamento. Estão incluídos no valor da atividade.
Mas, não é apenas este tipo de mergulho que a Água Viva Mergulho oferece. Depois do mergulho inicial, a tendência é não parar mais de mergulhar. Por isso, a escola oferece cursos para avançar na atividade.
Você pode começar pelo curso iniciante de mergulho PADI Open Water Diver.
Conclusão
Na Ilha do Arvoredo estão os melhores points de mergulho do Sul do Brasil. É uma das áreas da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, que é uma unidade de conservação federal.
A modalidade de mergulho mais fascinante nesta região privilegiada é o mergulho autônomo com cilindro. Este é proporcionado com acompanhamento e orientação de instrutores de mergulho qualificados.
A Água Viva Mergulho é uma escola de mergulho em Florianópolis que oferece Mergulho de Batismo e outros diversos cursos nesta área. Ministra aprendizados desde o nível básico até o de instrutor profissional de mergulho, certificando pela PADI.
Se você deseja experimentar a emoção de mergulhar na Ilha do Arvoredo pela primeira vez, ou mesmo se já é mergulhador e deseja aperfeiçoar a prática ou profissionalizar-se, a Água Viva Mergulho é a resposta que você procura.
Experimente você que já é mergulhador credenciado, aventurar-se mergulhando com a Água Viva Mergulho na Ilha do Arvoredo.
E se curtiu as informações, compartilhe. Caso ainda tenha dúvidas, deixe abaixo, nos comentários.