mergulho em FlorianópolisFoto do autor Água Viva
Escrito por Água Viva em 9 de jul de 2024 

9 lugares para praticar mergulho em Florianópolis

Florianópolis, a famosa Ilha da Magia, e sem dúvida uma das grandes magias dessa ilha está na variedade de esportes aquáticos que podem ser praticados nela, e é claro que o mergulho não poderia ficar de fora dessa. Existem diversas opções de mergulho para todos os níveis ao redor da ilha. 

A geografia da cidade, rodeada pelo oceano atlântico, e com diversas ilhas menores em seu entorno, são alguns dos principais fatores para que o mergulho em Florianópolis se torne tão especial. 

Neste texto trazemos algumas informações e dicas importantes para você que quer mergulhar em Floripa, como as possibilidades de mergulho em cada local (cilindro ou snorkel), os níveis recomendados de mergulho (do iniciante ao avançado), além de algumas condições, características e diferenças de alguns locais. 

Os nove lugares que recomendamos para mergulho em Florianópolis são:

  • Ilha do Arvoredo
  • Ilha do Xavier 
  • Ilha Mata Fome
  • Ilha das Aranhas
  • Ilha do Campeche
  • Naufrágio na praia do Pântano do Sul
  • Naufrágio na Praia dos Ingleses 
  • Costões de Florianópolis
  • Ilha do Francês

Qual a melhor época para praticar o mergulho em Florianópolis

O mergulho em Florianópolis acontece durante o ano todo, mas podemos considerar os meses de Novembro à Abril como a melhor época para a prática do esporte.

Durante esse período há uma maior predominância de dias com águas claras, temperaturas mais agradáveis e a ondulação costuma ser menor.

Nos demais meses do ano, ainda é possível encontrar excelentes condições de mergulho, embora predomine uma corrente de água mais fria, que traz mais nutrientes e pode tornar a água mais escura.

Mergulho na Ilha do Arvoredo 

O primeiro da lista não poderia ser outro: o mergulho na Ilha do Arvoredo é um dos mais especiais, não apenas em Florianópolis, mas em toda a região Sul do Brasil.

A Ilha do Arvoredo, juntamente com o conjunto de outras ilhas faz parte de uma Reserva Biológica Marinha, que cumpre o papel de proteger um espaço da costa, de 17.600 hectares, com grande importância biológica.

Sem dúvida, estar ao lado desse território de proteção garante uma rica variedade da flora e fauna marinha no mergulho.

Na ilha do Arvoredo os peixes podem se reproduzir e crescer livremente, as tartarugas transitam sem receio, os corais ainda estão vivos; além de chances de encontrar cavalo-marinho, raias (como Raia prego, borboleta e chita), moréia, e espécies de peixes menos comuns de serem avistadas nas proximidades como o Peixe-frade e Cangulo-rei. Também é possível avistar restos de um naufrágio.

Ilha do Arvoredo

É importante ressaltar que é proibido desembarcar na ilha; as atividades permitidas são apenas na água e na face Sul da Ilha, como mergulho com cilindro e snorkel. A profundidade média é de 13 metros, podendo chegar a 30 metros em alguns pontos. O mergulho é para todos os níveis, do iniciante ao avançado. 

A Ilha está situada a 11 km da costa de Florianópolis, com um tempo de navegação de aproximadamente 1h30min partindo da praia de Jurerê. Para uma experiência completa e segura, recomendamos o mergulho com uma escola de mergulho. Confira mais detalhes sobre os pontos de mergulho na Ilha do Arvoredo.

Mergulho na Ilha do Xavier

A Ilha do Xavier está localizada em frente à Praia Mole, e as embarcações geralmente partem da Praia da Barra da Lagoa para chegar lá. A profundidade do mergulho varia entre 5 e 18 metros, abrangendo todos os níveis de experiência, e pode ser realizado tanto com cilindro quanto com snorkel.

A ponta sul da ilha, localizada à direita quando se está de costas para a costa, é o local de mergulho que abriga a maior variedade de peixes, além de tartarugas. Ao lado há duas outras ilhas com formações rochosas que chegam a 30 metros de profundidade, sendo possível também acessar um naufrágio.

Mergulho na Ilha Mata Fome

Na Ilha Mata Fome, localizada em frente à Praia dos Ingleses, uma característica marcante são as numerosas esponjas laranjas que podem ser encontradas. Pode chegar até 12 metros de profundidade, e o mergulho pode ser com cilindro ou snorkel. É mais protegida quando o vento que sopra do quadrante Sul está muito forte.

É mais recomendada para iniciantes do que para mergulhadores avançados. Devido à sua pequena extensão, recomendamos um mergulho tranquilo e exploratório. A correnteza pode ser intensa em suas extremidades, por isso é importante tomar cuidado. 

Mergulho na Ilha das Aranhas 

Localizada entre as praias do Santinho e Moçambique, a Ilha das Aranhas é composta por duas ilhas com um espaço no meio em formato de “L”, que protege de algumas direções de vento, como Leste e Sul. Há maiores chances de sair com a embarcação da praia da Barra da Lagoa.  As ilhas são chamadas de Aranha Grande e Aranha Pequena.

Na Ilha maior, em sua face voltada para o Sul, há uma falésia mais íngreme com algumas fendas que descem, podendo chegar até 20 metros de profundidade, mas a visibilidade não se mantém tão boa. Já o lado norte proporciona mergulhos mais rasos e seguros, por ser um local protegido do embate das ondas.

Na Ilha Aranha Menor as profundidades não ultrapassam 11 metros, e em ambas encontra-se variedade de peixes.

Imagem do Google Maps:

O mergulho nessas ilhas pode ser um pouco mais desafiador, visto que dependendo da direção da ondulação e da fase da Lua, é um local que pode apresentar bastante correnteza, por isso não é tão recomendado para iniciantes. Além disso, a visibilidade nem sempre é das melhores. 

Uma recomendação é realizar mergulhos em dias com ondulações provenientes do quadrante Sul, e durante as fases de Lua crescente ou minguante, quando a variação da maré não é tão significativa.

Mergulho na Ilha do Campeche

Na Ilha do Campeche o mergulho é de snorkel, não há opção para mergulho de cilindro. O mergulho é caracterizado por duas trilhas subaquáticas, que circundam as zonas de conservação, e é guiado por monitores credenciados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). 

Para além do mergulho, a Ilha do Campeche se tornou um patrimônio nacional (determinado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), por se tratar do maior conjunto de inscrições rupestres do litoral brasileiro, com mais de 160 registros dessas inscrições.

Mergulho no naufrágio na praia do Pântano do Sul

Localizada na praia do Pântano do Sul, a embarcação afundou em 1954 e foi batizada de Guarará. Este naufrágio é ideal para prática de mergulho livre e snorkel. É fácil de encontrar, visto que fica bem próximo a beira, e com a maré baixa, uma parte da embarcação pode ficar para fora da água. O local se transformou em habitat para algumas espécies marinhas. O costão esquerdo da praia também proporciona boas condições para o mergulho livre.

Naufrágio na praia dos Ingleses

A embarcação afundada localizada na Praia dos Ingleses carrega muita história. Segundo o historiador Amílcar D’Avila de Mello, ela está lá desde o século XVII e era um navio de colônia espanhola, que foi tomado por piratas ingleses. Os últimos foram capturados em Florianópolis e depois de um tempo abandonado, o barco afundou. 

O acesso a esse naufrágio não está muito distante da praia, mas nem sempre é fácil de ser encontrado. O ideal é que se vá em dias com água clara e com bastante atenção, devido a quantidade de ferros presentes no local.

Pode chegar até 7 metros de profundidade, e existem algumas espécies de peixes e ouriços. O ideal é um mergulho com cilindro. 

Mergulho nos costões de Florianópolis

Existem diversos costões em várias praias onde é possível praticar o mergulho em Florianópolis. Vamos destacar alguns dos mais especiais, como o da Ponta das Canas em direção à Lagoinha, assim como o lado direito da Praia da Lagoinha de Ponta das Canas, o costão da Barra da Lagoa e o da Armação ou Praia do Matadeiro. Em alguns desses pontos, é preciso estar atento às correntes e ondulações; informe-se com um morador local antes de mergulhar. É recomendado o mergulho livre.

Piscinas naturais Barra da Lagoa
Piscinas Naturais Barra da Lagoa

Mergulho na Ilha do Francês

Localizada em frente à praia de Canasvieiras, a Ilha do Francês, também conhecida como Ilha de São Francisco, é pequena e ideal para a prática de mergulho livre. Embora não seja afetada por grandes ondulações, a visibilidade nem sempre é boa devido às águas provenientes do mar aberto. No entanto, em dias razoáveis, a visibilidade pode alcançar até 4 metros de profundidade. A ilha destaca-se pela presença de Anêmonas-tapete e Ceriantos.

Afinal, praticar mergulho em Florianópolis vale a pena?

Florianópolis é, sem dúvida, um destino especial para o mergulho. As diversas praias e ilhas ao redor da região proporcionam uma grande variedade de pontos de mergulho, cada um com suas próprias belezas e desafios. A cidade oferece experiências inesquecíveis para mergulhadores de todos os níveis.

Contudo, é importante ressaltar que devido a desafios como a localização dos melhores pontos de mergulho, a presença de possíveis correntezas, entre outras adversidades, recomendamos sempre realizar mergulhos com empresas especializadas nesse tipo de aventura.

As empresas locais oferecem passeios guiados por profissionais experientes, garantindo segurança e diversão durante cada mergulho em Florianópolis.

Água Viva
Escrito por Água Viva
A Água Viva Mergulho foi fundada em 2012 com o objetivo de difundir o Mergulho Autônomo em Florianópolis/SC e em todo território nacional, através da sensibilização dos mergulhadores para a preservação da vida marinha e de todo o meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

crossmenu
Abrir bate-papo
Entrar em contato
Escanear o código
Olá,
Como podemos te ajudar?