Bandeira Azul

O Programa Bandeira Azul tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes. O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education – Fundação para Educação Ambiental) que conta hoje com o apoio de diversas instituições internacionais. No Brasil é operado pelo Instituto Ambientes em Rede, com sede em Florianópolis/SC.

O Programa Bandeira Azul baseia-se em princípios de sistema de gestão ambiental, ou seja, ao cumprir uma série de critérios a praia ou marina que participa do Programa solicita a certificação internacional. Obter a Bandeira é uma grande responsabilidade que deve ser traduzida em mudança de comportamento e gestão responsável; hastear a bandeira é somente o início deste processo de mudança.

A Água Viva Mergulho incentiva seus colaboradores e clientes para respeitar a natureza e agir de forma responsável em relação ao meio ambiente. Nosso objetivo é gerenciar a embarcação turística de forma que respeite o meio ambiente, promover a educação ambiental dos nossos usuários e garantir que as nossas atividades tenham um baixo impacto ambiental. A política ambiental será revista uma vez por ano e os resultados do trabalho ambiental avaliada. Como podemos contribuir:


PREVENÇÃO À POLUIÇÃO

Foco na melhoria dos processos, visando a redução de consumo e desperdício de insumos, água e energia, reutilização e reuso de materiais diversos;
Preservar e proteger o meio ambiente e seus recursos visando a qualidade de vida humana, e para as gerações futuras. Identificar, prevenir, minimizar e avaliar os aspectos e impactos de suas atividades, produtos e serviços gerenciando as interações com o meio ambiente e demais partes interessadas.


ATENDIMENTO À LEGISLAÇÃO

Cumprir a legislação vigente, normas ambientais e todos os requisitos legais, que expressam diretrizes de atuação responsáveis perante a sociedade;
Respeitar a legislação e outros requisitos de preservação ambienta;
Atender os requisitos legais no que diz respeito a integridade, segurança e saúde dos colaboradores;
Estabelecer uma política de acessibilidade voltada à inclusão de pessoas com deficiência, sem barreiras ambientais físicas, sem discriminação, sem barreiras nos instrumentos, métodos e técnicas.


MELHORIA CONTÍNUA

A educação, o treinamento e conscientização dos colaboradores e adequação dos objetivos e metas são os caminhos definidos para a melhoria ambiental e busca da excelência ambiental;
Manter colaboradores e fornecedores treinados, conscientizados e comprometidos de suas responsabilidades em relação ao atendimento da política estabelecida.